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Imagem da NotíciaAssistência Social realiza capacitação contínua de Servidores para aprimorar a qualidade no atendimento

25/06/2025 - 10:36:34 - Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social - SMAS de Medianeira reconhece que o maior patrimônio da política pública da assistência são as pessoas que nela atuam diariamente, pois a realidade das famílias atendidas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) exige sensibilidade, preparo técnico e compromisso.

A capacitação dos profissionais fortalece esses aspectos e assegura que os serviços oferecidos no CRAS, CREAS, Família Acolhedora, CEPAC, NEPAC, Conselho Tutelar, entre outros sejam prestados com excelência e responsabilidade. Por isso, investir na capacitação contínua dos servidores é uma das estratégias centrais para garantir um atendimento ético, humanizado e eficiente à população.

Além de atualizar os trabalhadores sobre as normativas, diretrizes e metodologias de trabalho, as formações também promovem reflexões sobre temas fundamentais, como ética, escuta qualificada, sigilo profissional e empatia. Com isso, a SMAS fortalece o vínculo entre profissionais e usuários, favorecendo a construção de um atendimento acolhedor, respeitoso e baseado na garantia de direitos.

Em 2025, a SMAS ampliou suas ações de formação continuada, e desde março deste ano vem integrando profissionais de diferentes setores em encontros com treinamentos temáticos. A proposta é construir, coletivamente, um serviço cada vez mais eficiente, próximo da realidade local e comprometido com o bem-estar social da população medianeirense.

A capacitação é, portanto, mais do que uma obrigação legal: é um compromisso com a qualidade do atendimento, a valorização do servidor e a promoção da cidadania.

As capacitações foram administradas pela Psicóloga Lucimaira Cabreira dos Santos, servidora pública, especialista em Planejamento Municipal e Políticas Públicas de Fronteiras pela Unioeste.

As capacitações foram administradas nas seguintes datas e temas:

31/03/2025 – Programa de Atenção Integral a Família/PAIF - (Servidores Públicos CRAS);

04/04/2025 – Acolhimento Familiar: Aprimorando a Atuação Técnica - (Servidores Públicos CEPAC/FAMÍLIA ACOLHEDORA);

11/04/2025 – A proteção Social Especial de Média Complexidade: os desafios de efetivação do PAEFI - (Servidores Públicos CREAS);

17/04/2025 - Aprimoramento da Atuação junto a População de Rua - (Rede de Atendimento do Município: CREAS, Casa de Passagem);

17/04/2025 – A Interlocução entre Assistência Social e Saúde: a promoção do cuidado integral destinado a crianças e adolescentes - (Servidores Públicos CEPAC/NEPAC);

25/04/2025 – Acolhida e Escuta Qualificada nos Atendimentos do Serviço da Assistência Social (Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente do Município: CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, SCFV, SMAS, CEPAC/FAMÍLIA ACOLHEDORA/NEPAC);

28/04/2025 – A Proteção Integral da Criança e do Adolescente: a operacionalização do ECA a partir da atuação do SUAS - (Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente do Município: CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, SCFV, SMAS, CEPAC/FAMÍLIA ACOLHEDORA/NEPAC);

09/05/2025 – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - (Servidores Públicos SCFV CRAS e servidores do SCFV CAIA, SCFV SEMEAR);

09/05/2025 – Benefícios Eventuais da Assistência Social - (Servidores Públicos SCFV CRAS e servidores do SCFV CAIA, SCFV SEMEAR);

16/05/2025 – A Escuta Ativa: aprimoramento da atuação dos orientadores e entrevistadores do cadastro único - (Servidores Públicos da SMAS, CRAS, CREAS, CEPAC);

23/05/2025 – A Interlocução da Sociedade Civil e o SUAS – o fortalecimento da política de Assistência Social - (Servidores Públicos CREAS, Servidores das Entidades AMOA, AMEDEF, SEMEAR, Casa de Passagem, Lar dos Idosos, AMESFI).

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