Notícias


Imagem da NotíciaProcon Medianeira divulga plataforma de educação financeira em conjunto com a Febraban

30/06/2025 - 10:19:07 - Administração

O Procon Medianeira e o Procon-PR, em parceria com a Febraban -Federação Brasileira de Bancos, estão disponibilizando aos consumidores acesso à plataforma de educação financeira meubolsoemdia.com.br. A intenção é oferecer conteúdo para que as pessoas tenham condições de tomar decisões conscientes de consumo.

Em pesquisa realizada com 1.130 consumidores mostrou que 42% não se consideram financeiramente educados e 60% dos entrevistados afirmaram não controlar seu orçamento por falta de disciplina.

A plataforma criada pela Febraban traz conteúdos sobre educação e organização financeira, dicas para o consumidor não cair em golpes, simulador de sonhos, planilhas para controle das contas, vida sustentável, entre outros.

Em recente pesquisa feita pelo Procon-PR com 1.130 consumidores foi constatado que, embora mais de 73% dos respondentes tenham ensino superior ou pós-graduação, 42% não se consideraram financeiramente educados. Outro dado mostrado na pesquisa é que 60% dos entrevistados afirmaram não fazer o controle do seu orçamento por falta de disciplina.

Para Sívio José Lupschinski, coordenador do Procon Medianeira, a plataforma é uma ferramenta importante para quem deseja reorganizar a vida financeira, pois conta com planilhas que permitem o consumidor proceder análise do comparativo de ganhos e gastos mensais, identificando assim onde está o erro.

“A educação para o consumo é uma das ferramentas mais importantes da defesa do consumidor e faz parte das atribuições do Procon auxiliar o cidadão, evitando que caia em armadilhas, inclusive o superendividamento”, diz o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge.

Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR, alerta que a prevenção é sempre a medida mais eficaz, já que são inúmeras as reclamações de consumidores que estão endividados e não sabem por onde começar a organizar suas finanças. “Uma pessoa educada financeiramente tem controle, consegue minimamente entender a importância de cadastrar seus gastos, verificar seus ganhos, o que é preciso cortar, eventualmente economizar, para não entrar em situação de endividamento”, afirma.

O acesso à plataforma é gratuito e está disponível para todos em: www.meubolsoemdia.com.br.